segunda-feira, 19 de março de 2018

[Resenha] A Droga da Obediência

Capa A Droga da Obediência

Esses dias eu fui desafiado pela minha namorada a ler o livro A Droga da Obediência (Pedro Bandeira), para sabermos se tiraríamos as mesmas conclusões. Terminei a leitura em 2 dias e estou aqui para compartilhar minha opinião com vocês.

"Eu só entendo que a minha capacidade de criticar tudo o que ouço e vejo e a minha capacidade de contestar tudo o que descubro de errado é que fazem de mim um ser humano! É a minha capacidade de desobedecer que faz de mim um homem!"

O livro A Droga da Obediência, da Editora Moderna, começa de forma despretensiosa e conquista o leitor pelo clima de mistério que paira em torno do desaparecimento de alguns garotos em idade escolar.

A história acontece em torno de um grupo de alunos que se auto-denominam os Karas. Eles estudam em uma escola liberal e democrática, onde não utilizam nem a campainha para sinalizar o horário escolar, os alunos sabem seus horários e não precisam ser lembrado deles. E as decisões da escola sempre são tomadas com a participação do corpo docente, estudantil e pais.

Os Karas, que é um grupo secreto de garotos inteligentes, tentarão solucionar o mistério por trás dos sequestros de alunos de 9 escolas da cidade... Antes que suma algum da escola deles, o que pode ser tarde demais.

A primeira edição do livro foi lançado em 1984 (se não me engano) e foi indicado para adolescentes, mas eu particularmente achei a leitura um pouco forte para menores de 14 anos.

Seu roteiro (muito bem bolado) lembra vagamente livros que fizeram sucesso na década de 90, como: O Menino Maluquinho e O Garoto no Espelho. Sendo que seu diferencial está no suspense policial.

O livro A Droga da Obediência nos faz refletir sobre a importância de racionalizar, refletir, criticar, pensar, ..., antes de obedecer cegamente ordens de alguém que segue uma verdade absoluta. Afinal, a verdade tem várias facetas e talvez, ao obedecer uma ordem cegamente, você esteja acomodado vendo apenas o lado que foi mostrado.

Gostou da resenha? Deixa um comentário. Siga o perfil @SamuelOranjee no Instagram.

Ah, você pode adquirir uma edição do livro A Droga da Obediência, basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que blogar?

Chega um momento na vida em que devemos deixar nossa marca... Chega um momento em que cansamos de nos esconder: Queremos ganhar o mérito que nos pertence. Aqui, neste blog, divulgo o que gosto e os meus projetos pessoais. Espero que goste, que volte mais vezes e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais: Abaixo algumas delas.



Comentários

Contate-nos

Nome

E-mail *

Mensagem *