quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Como autores organizam parceria com blogs

parceria partner sócio sociedade

A parceria entre autores e blogueiros é um fator importante para a divulgação de livros, mas nem todo autor sabe como organizar ou propor parcerias. Por isso, resolvi escrever um passo-a-passo. Aqui, utilizarei a palavra "blog" para referenciar todas as plataformas de mídias sociais utilizadas pelos criados de conteúdos na Internet.

Antes de iniciar a seleção dos blogs, o autor deve ter em mente que parceria é uma via de mão dupla, onde os envolvidos se ajudam e pode acontecer de se decepcionarem. Então, é recomendado se organizar para que os pontos negativos sejam mínimos ou zerados.

Os seguintes passos são apenas sugestões, modifique-os a sua realidade e gosto.

1º passo - Responda: Qual tipo de parceria irá propor para os seus futuros divulgadores?

Costumo resumir as parcerias em 3 tipos: "Fixas", "Resenha de livro" e "Primeiras impressões". As parcerias fixas costumam nascer após uma das outras duas, que os nomes revelam exatamente o objetivo desejado pelos autores: a) que seus livros sejam resenhados (após a leitura completa) ou b) a publicação de um texto sobre as primeiras impressões do livro (após ler as primeiras páginas ou primeiros capítulos).

Para resultados em curto prazo, a parceria de Primeiras Impressões é a mais indicada. Não esqueça de preparar o material de divulgação, como: amostra do livro (geralmente, 10% dele), banner, imagem, sinopse, informações sobre o autor e, principalmente, onde seu livro pode ser adquirido.

Ah, também defina a quantidade de parceiros.

2º passo - Responda: Quais benefícios você pode oferecer aos seus parceiros?

Se a sua resposta for "divulgação da postagem sobre o meu livro em minhas redes sociais", sinto muito em avisar que você pode mais que isso e não falo sobre algo que envolva tantos gastos (como, por exemplo, enviar seu livro impresso para todos os parceiros).

Divulgar os blogs parceiros é uma ótima ideia e significa apoiá-los, mesmo que temporariamente. O que, trocando em miúdos, é compartilhar postagens dos blogs e divulgar projetos dos blogueiros (mesmo que uma live literária que não cite seu nome). Claro que os limites são estabelecidos por você, como: quantidade de postagens ou data de validade.

Além de divulgar os blogs, pode enviar mimos e sortear brindes (se tiver um orçamento para isso). O céu é o limite, desde que seja realista e honesto com seus parceiros.

3º passo - Responda: Como selecionará seus parceiros?

Geralmente, utiliza-se um formulário feito no Google Drive. Mas deixarei que aprenda a criar um formulário em outro lugar na Internet, apenas abordarei as questões que te ajudarão a conhecer seus parceiros. As sugestões desse tópico poderão ser aplicadas em qualquer tipo de entrevista, seja por formulário, Whatsapp ou Messenger.

Independente do seu formulário ser dividido por sessões, é preciso organizá-los em 3 partes.

Na primeira parte, informações para contato: Nome e e-mail para contato, basta.

Na segunda parte, informações sobre o blog: Nome do blog, link, links de redes sociais do blog e frequência das postagens.

Por último, mas não menos importantes, informações sobre gostos pessoais. É nessa parte que você irá verificar o nível de compatibilidade do seu parceiro com o seu livro. Quanto mais próximo o seu parceiro chegar perto do público-alvo do seu livro, melhor. Exemplo de perguntas: Qual o gênero literário você mais ler? Se costumar ler o [gênero do seu livro] e nível de preferência pelo gênero.

Não exagere nas perguntas, seja direto e objetivo. Evite coletar informações desnecessárias que só tornarão sua seleção cansativa.

4º passo - Anuncie a parceria

Prepare uma imagem ou pequeno texto e publique em um fórum/grupo na Internet de blogs literários, informando o cronograma da seleção (datas das inscrições e data do resultado) e a quantidade de vagas (limitadas ou ilimitadas).

Melhor é quando há foto da capa do livro, sinopse e/ou prólogo para que o futuro parceiro tenha uma prévia sobre o material que ele poderá ajudar a divulgar, caso seja selecionado.

Lembrando que não adianta divulgar a seleção de parceria em seu perfil privado do Instagram, só se a maioria dos seus seguidores forem blogueiros.

5º passo - Seja parceiro

Anuncie o resultado da sua seleção e capriche para deixar uma boa impressão ao entrar em contato com os selecionados para confirmar a parceria. Se você for tímido, mande um e-mail de boas-vindas, se apresente e peça para que confirme o interesse na parceria, antes de enviar o material de divulgação. Ah, é nesse momento que você pedirá o endereço, caso pense em enviar mimos.

Mantenha-se em constante contato com seus parceiros, não para cobrá-los, mas para se atualizar sobre seus blogs e divulgá-los. Cumprindo sua parte da parceria, seu parceiro te admirará e você ganhará prioridade na agenda de divulgações dele. Talvez ele te divulgue mais que o combinado.

Espero que tenha gostado desse texto, curta a página do autor Samuel Oranjee no Facebook e seguir o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que blogar?

Chega um momento na vida em que devemos deixar nossa marca... Chega um momento em que cansamos de nos esconder: Queremos ganhar o mérito que nos pertence. Aqui, neste blog, divulgo o que gosto e os meus projetos pessoais. Espero que goste, que volte mais vezes e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais: Abaixo algumas delas.



Comentários

Contate-nos

Nome

E-mail *

Mensagem *