sábado, 16 de dezembro de 2017

Dicas para escritores

Dicas para escritores

Apesar da minha conta no Wattpad ser antiga, só em 2017 foi que me dediquei a conhecer melhor suas ferramentas e usuários.

Para quem não conhece, a proposta do Wattpad é basicamente ler e compartilhar histórias sem nenhum custo. O que lembra bastante o site fictício Storyboard, no qual o autista Jason Black conhece a PHOENIXBIRD ao compartilhar uma de suas histórias. [Leia a resenha do livro Tudo Menos “Normal”, clicando aqui.]

Para motivar os autores, existe um ranking de popularidade no Wattpad e muitos dos autores querem manter suas obras nas melhores colocações. E, nesse contexto, aparecem as discórdias sobre obras que estão no topo com qualidade muito inferior a obras ainda desconhecidas. O que me faz temer pelos vícios de linguagem que podem ser adquiridos por alguns leitores. [Sem citar exemplos para não ofender, pois não é a intenção.]

Eu imagino que todos querem ter um lugar ao sol, sonham em ser descobertos por uma editora e lançar seus livros. Mas não consigo enxergar esforço da maioria para melhorar a escrita, mesmo quando alguém faz uma crítica gentil mostrando pontos a serem melhorados. Crítica gentil? Sim, isso existe. Pena que alguns não estão preparados para ouvir qualquer crítica e se ofendem fácil, chamando o crítico de destruidor de sonhos ou algo pior.

Me diz uma coisa: Quando foi a última vez que você parou para ler sobre o uso da vírgula? Já pesquisou sobre como colocar o travessão no arquivo de texto do Word ou se contentou em usar o traço? É "estar" ou "está"? Quais sinônimos ou pronomes podem substituir a palavra que você mais repetiu em seu texto?

Não falo que os escritores devem engolir a gramática e se exibirem utilizando palavras difíceis, mas devem se esforçar. Por isso, escrevo dicas neste blog e, hoje, quero indicar o e-Book Dicas para Escritores (Mariana de Lacerda).

Capa eBook Dicas para Escritores - Mariana de Lacerda

Aprenda a usar a vírgula corretamente, elaborar uma boa sinopse, diagramar um livro para impressão; descubra o que são malapropismos e erros de pragmática — e não os cometa! —; além de outras dicas valiosas.

Amei este e-Book, principalmente os comentários da Mariana sobre a falácia das antologias e sua experiência pessoal sobre o real alcance dos e-books no Brasil.

Adquira o eBook Dica para Escritores da Mariana de Lacerda, clicando aqui, vale muito a pena.

Um comentário:

  1. Olá!
    Pertinente suas palavras. Uma boa escrita rende muitos pontos para um texto, a vírgula é traiçoeira e merece muita atenção também. Todo cuidado e carinho com o texto é pouco.

    Abraço,
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Por que blogar?

Chega um momento na vida em que devemos deixar nossa marca... Chega um momento em que cansamos de nos esconder: Queremos ganhar o mérito que nos pertence. Aqui, neste blog, divulgo o que gosto e os meus projetos pessoais. Espero que goste, que volte mais vezes e compartilhe com seus amigos. Me siga nas redes sociais: Abaixo algumas delas.



Comentários

Contate-nos

Nome

E-mail *

Mensagem *